top of page

Coworking em Condomínios Residenciais: Produtividade e Qualidade de Vida

  • Foto do escritor: Alcides H. Silva
    Alcides H. Silva
  • 5 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2023

O coworking é um modelo de escritório que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos tecnológicos entre pessoas de diferentes organizações. Apesar de ser comumente encontrado em prédios comerciais, nos últimos anos, incorporadoras nos tem apresentado o coworking como um programa cabível, também, em edifícios residenciais, como o Residencial Way, da Brascon. Os coworkings condominais, como vem sendo chamados, parecem ser uma alternativa promissora para que as pessoas possam, ao mesmo tempo, usufruir dos benefícios de um escritório bem equipado, sem perder as vantagens trazidas pelo trabalho em casa, o home office.


ree

Relevância frente o cenário atual


A relevância destes espaços não se resume à profissionais autônomos que substituíram seus escritórios em edifícios comerciais por um ambiente compartilhado em seus condomínios residenciais. A flexibilização do trabalho se apresenta cada vez mais como um cenário inevitável. Em sua edição de 2019, o Global Talent Trends, relatório do Linkedin, mostrou que 72% dos mais de 5 mil funcionários entrevistados, consideravam a flexibilidade das horas e local de trabalho como elementos essenciais para a definição da empresa em que iriam trabalhar.


Este número deve crescer exponencialmente após o surto de Covid-19. Mesmo no Brasil, onde este movimento é mais lento, é esperado que mais empresas passem a adotar o sistema de trabalho remoto em pelo menos alguns dias da semana.


Se a produtividade de seus funcionários ao menos se mantiver, os benefícios para as empresas são claros, principalmente aqueles relacionados com o corte de custos na manutenção de seus escritórios, que poderão ser menores e localizados em edifícios menos centrais na cidade, como a XP anunciou em junho de 2020. No entanto, para o cenário brasileiro, a real capacidade que os funcionários tem para manter seus níveis de produtividade ainda carece de maiores dados.


O maior receio orbita a qualidade do home office improvisado que a maior parte desses funcionários precisou montar. Isso, porque nos últimos anos, as incorporadoras lançaram apartamentos cada vez mais compactos. Não é comum haver um cômodo do apartamento sobrando, onde um escritório poderia ser montado. Logo, o trabalho ocorre na sala de estar, na sala de jantar, no quarto ou até mesmo na varanda. Então, como se manter produtivo em meio as distrações do cotidiano?


A proposta do coworking condominal é ser uma extensão do apartamento, ainda dentro do prédio. Um lugar onde o morador poderia trabalhar em um ambiente propício e com maior eficiência. Este programa é relevante tanto para novos empreendimentos que desejam manter a compactação dos apartamentos, evitando a ampliação de seus custos médios, quanto para edifícios já em uso, que desejam aprimorar a experiência de seus moradores, atualizando o prédio para os próximos anos.


Vantagens dos moradores com coworking em seu condomínio


São diversas, as vantagens dos moradores que possuem em seu condomínio um coworking bem estruturado, dentre elas, estão:

  • Economia do tempo que seria gasto no trânsito;

  • Realização de refeições em seus próprios apartamentos, próximo dos familiares;

  • Descarte da necessidade de reformar o apartamento para conter um espaço de home office;

  • Melhora da relação entre os moradores do condomínio, uma vez que eles se encontram de forma recorrente;

  • Espaço adequado para o desempenho de atividades profissionais, extremamente próximo ao seu apartamento;

  • Acesso a espaços de descompressão, sem que seja necessário retornar para a casa durante pausas no trabalho;

  • Se houverem salas de reunião e um sistema de segurança bem montado, os moradores também podem receber clientes no coworking.

Cuidados em sua implementação


No que diz respeito a sua administração, as regras condominais precisam ser adequadas, de modo a assegurar um uso equilibrado entre os moradores. É necessário ter uma definição clara sobre os horários de funcionamento, o sistema de reserva de estações de trabalho, orientações de higiene, horas diárias de uso destinadas à cada apartamento e rateio de custos.


Para os condomínios que não possuem um coworking em seu programa original, é possível tê-lo através de votação favorável de 2/3 dos moradores presentes em uma Assembléia condominal e posterior desenvolvimento de projeto arquitetônico do coworking para adequação do espaço ocioso substituído.


Quanto a Arquitetura do espaço, o coworking deve ser pensado de modo a assegurar aos condôminos o conforto e a eficiência necessários para que possam desempenhar seus trabalhos da melhor forma possível. Os coworkings em condomínios mimetizam os empresarias em seu programa e são reais substitutos dos escritórios que conhecemos.


Mesmo como um espaço coletivo, a soluções devem ser estruturadas buscando assegurar privacidade aos que compartilham do espaço, assim como viabilizar infraestruturas distintas, mesmo que em pequenos espaços, para os diversos cenários que um ambiente de trabalho pode comportar, como ambientes de descompressão, salas para reunião privativa, espaços de alimentação e área compartilhada para trabalho escritorial.


Se a infraestrutura do coworking não for adequada, o investimento acaba sendo em vão e o condômino pode terminar abandonando o equipamento. A Arquitetura do espaço deve ser bem projetada, e nós da Anarquitetos estamos prontos para atender suas demandas. Desenvolvemos projetos arquitetônicos com foco em soluções para condomínios residenciais, aprimorando espaços, atendendo demandas dos moradores e tendo todo o cuidado necessário para a melhor manutenção do edifício.


Caso tenha interesse em implementar um coworking em seu condominio, ou possui outras demandas que carecem do auxilio de um arquiteto, entre em contato conosco, e faça do seu condomínio o melhor lugar para você morar.


Gostou do conteúdo? Compartilha em suas redes sociais e continue nos acompanhando no blog do Anarquitetos, conteúdo novo todas as semanas.

Comentários


Publicações Recentes

​ODISSE Estúdio Brasileiro de Arquitetura & Design

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram

© 2023 Anarquitetos

Telefone/

+55 83 99922-0474

E-mail/

contato@odisse.com.br

bottom of page